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  • Foto do escritorBeon Comunicação

A importante influência da Psicologia das Cores.

Já é fato consumado que as cores possuem uma poderosa influência psicológica nas decisões, nas emoções e na conduta das pessoas. Por isso é importante saber usá-las com precisão, pois o impacto que elas causam podem ser tanto positivos quanto negativos.


O grande problema é que, diversas pessoas não sabem como e nem quando se beneficiar destes artifícios. Afinal, a aplicação da psicologia de cores requer um cuidado especial e um prévio conhecimento do assunto, principalmente quando utilizadas no universo do marketing digital.


Para que você compreenda melhor, desenvolvemos este artigo completo, que irá falar sobre as diferentes perspectivas que as cores despertam nas pessoas. Confira a seguir.


A Psicologia das Cores no Marketing:


Seja na criação de sites, identidade visual, redes sociais, lojas virtuais ou quaisquer outros canais que conecte a sua marca com o seu público, a utilização assertiva de uma cor será primordial para conectá-lo o seu cliente. Pois, essa atuação será capaz de incita-lo a compra, de transmitir confiabilidade e segurança, além de diversos fatores decisivos para o seu negócio.


Se formos analisar do seu ponto de vista, ou seja, na utilização da cor para fins pessoais, me diga quantas vezes você já se deixou levar pela emoção que uma determinada cor te desencadeou? Por exemplo, aposto que em algum momento você já se sentiu mais forte ou encorajado por usar um traje vermelho. Ou se utilizarmos um exemplo ainda mais famoso, que tal lembrarmos do branco nas festas de fim de ano? Extremamente conhecido por remeter a paz, a tranquilidade e a leveza.



Este é o poder que a Psicologia das Cores tem! E sim, ela é absurdamente essencial para o marketing. Mas vale ressaltar que, para cada tipo de negócio, público e segmento, a cor certa é fundamental para se comunicar perfeitamente com o seu público.


Agora que você já entendeu melhor esta parte, vamos falar sobre as sensações que algumas cores transmitem?


Significado da cor VERMELHA: intensidade, urgência, força, agilidade, alerta, energia, coragem, autenticidade e desejo.


Sua utilização é muito frequente em eventos promocionais, de liquidações e sinalizações de urgência. Além disso, os estabelecimentos alimentícios são os principais favorecidos, afinal, o vermelho estimula consideravelmente o apetite/fome.


Exemplo de marcas: Coca-Cola, KFC e IFood.


Significado da cor LARANJA: alegria, energia, modernidade, criatividade, entusiasmo, aventura, diversão, autoconfiança e acessibilidade.

Excelente escolha para as marcas que desejam passar uma mensagem criativa, confiante, animada e de cumplicidade. Portanto, se o seu negócio possui um espirito jovem, o laranja é a cor ideal.


Exemplo de marcas: Banco Inter, JBL, Nickelodeon e SoundCloud.


Significado da cor AMARELA: otimismo, animação, alegria, felicidade, poder, prosperidade, satisfação, conforto e comodidade.


Ideal para passar uma sensação feliz e acolhedora. Além de ser uma ótima pedida para chamar a atenção e atrair os olhos de quem vê.


Exemplo de marcas: 99 POP, Post-ti e Renaut.


Significado da cor VERDE: equilíbrio, harmonia, saúde, frescor, esperança, estabilidade, liberdade, renovação, prosperidade e coerência.


A queridinha das marcas sustentáveis, naturais e ambientais devido a sua forte ligação a natureza e a vida. Ainda, por se tratar de uma cor rejuvenescedora e harmônica, é a pedida certa para a área dos cosméticos e saúde.


Exemplo de marcas: Unimed e Greenpeace.


Significado da cor AZUL: segurança, responsabilidade, confiança, inteligência, fidelidade, calma, paz, leveza e espiritualidade.


Aqui, temos uma cor espirituosa, capaz de gerar emoções extremamente boas nas pessoas. Além disso, ela incita a produtividade e exala sucesso.


Exemplo de marcas: Facebook, Pfizer e Unilever.


Significado da cor ROXA: sabedora, poder, inteligência, riqueza, espiritualidade, autenticidade e inovação.


O que esperar de uma cor tão chamativa e extravagante? Nada mais nada menos que a atenção do público. Sua aplicação é ótima em serviços criativos, digitais, tecnológicos e joviais.


Exemplo de marcas: Nubank, VIVO e Yahoo!


Significado da cor ROSA: feminilidade, luxo, delicadeza, romantismo, amabilidade, sensibilidade e modernidade.


Impossível não lembrarmos do público feminino ao falar desta cor, não é mesmo? É praticamente um comando automático do nosso cérebro.


Sua aplicabilidade é sucesso garantido em ações de causas femininas, estabelecimentos jovens, infantis, docerias e lojas de moda.

Exemplo de marcas: Marisa, Barbie, Victoria’s Secret e Avon.


Significado da cor MARROM: seriedade, sofisticação, tradição, conforto, estabilidade e natureza.


Ideal para marcas associadas a elegância e a confiabilidade. Também pode ser tranquilizante empregada a estabelecimentos gourmet, atividade orgânicas, nichos de móveis, pisos e outras infini


dades

Exemplo de marcas: Cacau show e Nespresso.


Significado da cor PRETA: seriedade, força, formalidade, sofisticação, elegância, luxo e experiência.


A cor preta é extremamente versátil e flexível, se associando as mais diversas ocasiões e segmentos. Além disso, seu tom forte é um excelente facilitador de leitura.


Exemplo de marcas: Uber, Adidas, L’Oréal Paris e Chanel.


Significado da cor CINZA: transparência, equilíbrio, tecnologia e inovação.


A sensação conversadora que a cor cinza possui, nos permite utilizá-las em diversas áreas. Ela remete uma imagem de profissionalismo, comprometimento e profundo conhecimento.


Exemplo de marcas: Apple, Audi e Mercedes-Benz.


Significado da cor BRANCA: paz, bondade, limpeza, pureza, leveza, espiritualidade, equilíbrio e organização.


O branco é ideal para gerar contraste em sua marca. Tratando-se de uma cor tão flexível quanto o preto, sua utilização fornece total segurança da mensagem que deve ser passada ao público.


Exemplo de marcas: HBO e Nike.


Agora que você compreendeu a Psicologia das Cores e de que forma ela pode atuar na sua marca, nos conte: qual a cor que mais representa o seu negócio?


E caso você ainda possua dúvidas sobre este assunto ou ainda não saiba qual o rumo certo para o sucesso da sua empresa, não hesite em nos procurar.


Nosso time possui um profundo conhecimento em construir sua identidade de marca e transmiti-la ao mercado através de criação de logomarca, manual de marca, posicionamento de marca, cores assertivas e muito mais.




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