Buscar
  • Beon Comunicação

O que é briefing?

Toda empresa tem objetivos quando contrata um serviço de comunicação ou administração. Ela pode querer movimentar as redes sociais, ter uma identidade visual mais elaborada ou até começar um processo completo de branding. Em todos esses casos, o briefing é essencial.



Definição de briefing


Briefing é um guia com as informações necessárias para a realização de um trabalho. Ele é criado junto com o cliente e contém dados como objetivos da empresa, público-alvo e análise de concorrentes. Dessa forma, permite que o profissional entregue um trabalho alinhado com as expectativas de quem o contratou.


Esse documento precisa ser claro e objetivo, já que ajuda a equipe a decidir qual caminho seguir e serve como material de consulta ao longo do desenvolvimento do projeto.


Por que o briefing é importante?

Agora que você já sabe o que é briefing e qual a função dele, vamos explorar 3 aspectos que tornam esse guia fundamental para o seu trabalho.



Organização

Como dissemos anteriormente, o briefing reúne todas as informações necessárias sobre o cliente. Esse conteúdo pode ser separado em blocos, já que existem perguntas sobre temas diferentes. Isso facilita a organização do processo de trabalho e ajuda na hora de dividir as tarefas para cada equipe.


Resultados assertivos

Um projeto guiado pelo briefing tem muito mais chance de agradar o cliente. Isso acontece porque esse documento contém de maneira objetiva o que a empresa deseja. Além da satisfação, resultados assertivos evitam a necessidade cansativa de fazer grandes alterações nas peças.


Imagem da agência

Criar um briefing com o cliente demonstra que você - ou sua agência - se preocupa com os desejos dele. Além disso, a organização que esse guia traz para o trabalho mostra que você sabe o que está fazendo e tem propriedade sobre o assunto. Tudo isso dá credibilidade para sua agência e deixa o cliente mais seguro.


Como começar a fazer o briefing?

Depois de entender a importância do briefing na hora de montar projetos para seus clientes, você deve estar se perguntando: tá, mas por onde começar? Por isso, separamos uma lista simples e direta com alguns dados que não podem faltar em um bom briefing:


  • Informações sobre a empresa, como posicionamento, objetivo e orçamento;

  • Características do produto ou serviço, como diferenciais e formas de distribuição;

  • Conhecimento detalhado sobre o público-alvo, como faixa etária, classe social e hábitos de consumo;

  • Dados sobre o mercado de atuação da empresa e sobre os concorrentes.


Um briefing bem construído é o primeiro passo para um projeto bem feito. Invista tempo nesse documento para facilitar seu trabalho e satisfazer seus clientes. Agora você já sabe da importância e como começar!



Gostou do conteúdo? Confira também Construção de marca.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo